BATATA QUENTE
Os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora (Líder). Quando o líder der início ao jogo, a bola deve circular de jogador em jogador, o mais rápido possível enquanto o líder grita “batata quente, quente, quente, …. queimou!” Quem estiver com a bola na mão quando o líder disser “queimou”, é eliminado.
O vencedor será aquele que conseguir chegar ao fim sem ser excluído. Por último, o campeão pode aplicar um “castigo” aos participantes, e estes terão de obedecer. O “castigo” será o seu prémio de recompensa.
ESCRAVOS DE JÓ
Vários jogadores se dispõem ao redor de uma mesa, com um objecto (uma pedra, uma caneca ou uma caixa de fósforos) na mão.
Ao ritmo e ao som de uma música com letra, ficam trocando as peças com os jogadores ao lado.A musica era assim '' escravos de jo jogavam cachanga tira bota deixa ficar guerreiros com guerreiros fazem zig zig za''
Quem erra a disposição das pedras é eliminado da competição.
CABRA CEGA
Era colocada uma venda nos olhos de um participante, para ser Cabra-Cega e, os outros participantes, colocavam-se de mãos dadas formando uma roda.
A Cabra-Cega ficava no centro da roda, de cócoras e com os olhos tapados pela venda.
A Cabra-Cega levantava-se e tentava apanhar qualquer outro participante, ao mesmo tempo iam andando à sua volta, tocando-lhe e dizendo: -Cabra-Cega, evitando ser apanhados.
Quando um jogador era apanhado pela Cabra-Cega, esta tinha que o identificar através do tacto. Se o conseguisse identificar passava esse a ser a Cabra-Cega.
No caso de não conseguir identificar o jogador apanhado, continuava o mesmo a ser a Cabra-Cega.
PASSA ANEL
Escolher quem vai ser o passador de anel.
O Passador põe o anel (ou outra coisa pequena) entre suas mãos, que estão encostadas uma na outra.
Os outros jogadores ficam um ao lado do outro, com as palmas das mãos encostadas como as do passador de anel.
O passador passa as suas mãos no meio das mãos de cada um dos jogadores, deixando cair o anel na mão de um deles sem que ninguém perceba. Quando tiver passado por todos os jogadores, o passador pergunta a um deles: "Quem ficou com a anel ?".
Se acertar, é o novo passador. Se não, paga a prenda (castigo) que os jogadores mandarem.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta é o novo passador.
muito legal essas brincadeiras já brinquei de passa anel,cabra cega e batata quente
ResponderExcluir#maria eduarda
quem postou??
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