domingo, 18 de agosto de 2013

Jogos de antigamente continuacao... (By: Bruna Eduarda )

Jogos de antigamente continuação...

Estilingue

O estilingue (ou badoque, bodoque, badogue, atiradeira, baladeira, baleeira, peteca, seta, setra, funda, beca ou, para os lusitanos, fisga) é uma pequena arma, de forma geral bastante simples, equipada com tiras elásticas capazes de disparar um projétil impulsionadas pela mão. O formato clássico consiste de uma pequena madeira em forma de “Y”, encontrada naturalmente em árvores, com duas borrachas presas em uma de suas extremidades às forquilhas. As outras extremidades das tiras vão até uma bolsa onde fica o projétil. A bolsa, normalmente feita de couro, é agarrada pela mão dominante do atirador e puxada para trás até ao ponto desejado para fornecer energia ao projétil (em determinados casos, a tração das borrachas podem alcançar a distância total dos braços com fitas ou tubos suficientemente longos ou próprios).

História e uso
Estilingues dependem de materiais fortes e adequados. A forquilha, no modelo tradicional em “Y”, deve ser feita de uma madeira adequada, como um galho de goiabeira, por exemplo, modelo clássico.
Os elásticos são normalmente feitos de borracha – tubos de látex, garrotes, fitas de exercícios físicos ou equivalentes. Portanto, a história do estilingue não remonta a épocas anteriores à invenção da borracha. Estilingues, em boa parte de sua história inicial, eram artesanais, feitos pelo próprio usuário normalmente a partir de uma forquilha dando-se à madeira contorno manual em forma de “Y”.
Em meados de 1860, esse pequeno mecanismo já tinha ganhado má reputação devido ao uso por parte de adolescentes na prática de vandalismo. Há, inclusive, o registro de pelo menos uma morte por seu uso.
Se por um lado os primórdios dos estilingues foram mais associados aos jovens vândalos, por outro eles hoje também são armas suficientemente poderosas para caça e outros fins. Disparando projéteis metálicos, tais como balas revestidas de chumbo, chumbo grosso ou esferas de aço de rolamentos, o estilingue é proficiente para se caçar aves e animais de pequeno porte. Colocar várias pequenas bolas de munição no couro do estilingue obtém-se um efeito semelhante ao de espingarda, tal qual disparar de uma só vez um tiro de espingarda de chumbo. Com um suporte adequado, o estilingue pode também ser usado para atirar flechas com muita facilidade, permitindo a caça de animais de tamanho médio. Embora talvez um estilingue preparado para atirar flechas não tenha a mesma potência de um arco, ele tem vantagem sobre este no fato de ser muito menor, facilitando seu manuseio.
A utilização de estilingues em lugares como os Estados Unidos, Europa, entre outros, além de uma ferramenta de caça, está muito associada a hobby, esporte, diversão e camping. Não há limite de idade no seu uso, e nessas partes do mundo se encontra utilizadores, fabricantes e entusiastasprincipalmente entre os mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário