MODA 50
Quando uma pessoa ia até um alfaiate ou uma costureira, este ou esta apresentava ao cliente uma espécie de figurino, como se fosse um livro com moldes e modelos de roupas, dessa forma o cliente poderia ver o tipo, a forma e o modelo das peças do vestuário que gostaria de adquirir.
Em outros casos, quando a pessoa não gosta dos moldes e forma das peças de roupas dos alfaiates ou da costureira, ela (ele) era obrigada a comprar o seu próprio tecido e mandava fazer a sua roupa. No caso das moças daquela época que eram da classe média, usavam geralmente saias com pregas, saias e vestidos com modelagens godês ou lisas, nada muito extravagantes.
Já os rapazes utilizavam calças de fazenda, mais grossa no inverno e mais fina durante o verão, camisas e casacos, bem diferentes dos modelos que encontramos hoje em dia, pois naquela época as camisas e casacos eram mais fechados.
Em relação ao calçado, quando precisava-se de um par de sapatos, as pessoas procuravam normalmente um sapateiro ou um mercado, onde estava habitualmente exposta uma variedade maior de calçados. Quem tinha mais posses, podia mandar fazer calçados de sua preferência. Bem diferente dos dias de hoje.
Quando falamos em anos 50, rapidamente nos lembramos das figuras que marcaram a época, tais como Grace Kelly, Marilyn Monroe e tantas outras. Essas mulheres eram símbolo da sensualidade da década de 50 e misturavam estilos da época, como a sensualidade. Toda essa revolução do mundo da moda teve inicio no fim da segunda guerra mundial. Época em que o mercado do tecido entrou em expansão, foi a partir daí que as mulheres começaram a se arrumar mais e passaram a ficar extremamente belas e exuberantes.
História da moda anos 50
Os anos 50 ficaram conhecidos como “anos dourados” a época em que a moda esbanjava glamour. A moda dos anos 50 foi repleta de novidades, nessa época a moda era seduzida pelo romantismo e feminilidade, podemos dizer que as mulheres daquela época eram bastante vaidosas, elas utilizavam roupas bastante discretas e o sonho de grande parte delas eram se casar, ter filhos e ser uma ótima dona de casa. Estilistas como Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Ninca Riccci e Christina Dior transformaram os anos 50 em uma época de muito glamour e sofisticação.
O Brasil também fez parte da moda nos 50, pois foi nessa época que o país começou a confeccionar seus próprios tecidos e com isso a moda no Brasil tornou ainda mais glamourosa. Os anos dourados foram marcados pelas saias e vestidos rodados que aos poucos foram diminuindo o seu comprimento, chegando até um dedo após os joelhos.
A história antigamente era bem diferente, se gastava metros e metros de tecidos para confeccionar vestidos e saias que iam até o tornozelo. A moda dos anos 50 era uma época em que a sofisticação e o luxo estavam começando a surgir, as mulheres eram totalmente vaidosas e cuidar da aparência era fundamental entre elas.
(BY:LETICIA PEREIRA)
le li tudo esta legal mais podemos bombar mais
ResponderExcluirAdorei!!! Le, ficou muito bom, Poste +, adoro suas postagens!!
ResponderExcluirBruna Eduarda